banner-carminho

Carlos do Carmo

Local e datas

Carlos do Carmo nasceu em Lisboa. Filho de Lucília do Carmo, uma das maiores fadistas do século XX, e de Alfredo de Almeida, livreiro e posteriormente empresário na indústria hoteleira. Pode dizer-se que Carlos do Carmo foi criado no meio de uma atmosfera artística.

Iniciou a sua carreira artística em 1964 embora tivesse gravado um disco aos nove anos.

Foi o criador duma grande quantidade de êxitos: Canoas do Tejo, Por Morrer uma Andorinha, Os Putos, O Homem das Castanhas, Lisboa Menina e Moça, Duas Lágrimas de Orvalho, Bairro Alto, Um Homem na Cidade, entre tantos outros.

Fez inúmeras digressões e actuou em vários países, passando pelo Olympia de Paris, Óperas de Frankfurt e Wiesbaden, o Canecão do Rio de Janeiro, Savoy de Helsínquia e por outras cidades, como São Petersburgo, Copenhaga, Macau ou São Paulo. A nível nacional destacam-se os concertos na Fundação Gulbenkian, Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Belém, Casino Estoril, CCB e Coliseu.

Globo de Ouro de Mérito e da Excelência. Prémio da Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores. Ordem do Infante D. Henrique.

Em 2008, recebeu o Prémio Goya para a Melhor Canção Original, com o Fado da Saudade. A canção faz parte da banda sonora do filme Fados, de Carlos Saura.

Em 2011 participou como cabeça de cartaz no primeiro Festival de Fado em Madrid. Integrou também a equipa coordenadora da Candidatura do Fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Tem colaborações com alguns dos principais músicos e artistas portugueses, dos quais destacamos, Bernardo Sassetti, Maria João Pires, António Vitorino de Almeida, José Cid, Sam the Kid, Sérgio Godinho,Rui Veloso, entre outros.

Em 2015 com 50 anos de carreira na bagagem, recebe a distinção, Excelência Musical-“”Lifetime Achievement” atribuído pela Latin Recording Academy, sendo até data o único Grammy conquistado por um artistas português.

SP – Teatro J. Safra

http://www.teatrojsafra.com.br/

18 de Nov, 4ª feira, às 21:30h – Carlos do Carmo
Raquel Tavares, convidada especial

RJ – Cidade das Artes

www.cidadedasartes.org

21 de Nov, Sábado, às 21:00h – Carlos do Carmo
Raquel Tavares, convidada especial

Raquel Tavares

Uma das vozes mais importantes do Fado contemporâneo, Raquel Tavares tem o dom inato de ser fadista e pouco mais se deveria dizer. Raquel vive onde vive o Fado, no coração de Alfama, que bate como se fosse seu e isso sente-se nos seus concertos. A sua apresentação no Festival de Fado Brasil, em agosto de 2014, foi considerado um dos cinco melhores desempenhos do ano pelo prestigioso jornal Folha de São Paulo. Tem as suas raízes e a sua identidade no fado e o público é o primeiro a reconhecer esse valor, recebendo-a com calor e uma gratidão única. A artista apresenta o seu novo álbum, com uma digressão mundial, em 2015.

destaque-raquel